Trezentos: Os filhos de Hercules (480 a.C)
Depois de assistir o filme "Trezentos", tive curiosidade de saber um pouco mais sobre a história de Esparta.Vou compartilhar com vcs o que li.
Esparta foi uma das primeiras cidades gregas a estabelecer que todo cidadão fosse igual diante da lei, e também a poder eleger os membros do Conselho dos anciãos, encarregado de elaborar as leis da cidade, já no século 7 a.C.
A origem da palavra democracia é dessa época, já que era o damos (povo) que elegia seus representantes. Esparta parece ter inventado a idéia de que mesmo um plebeu pobre tinha o direito de eleger seus representantes e ser eleito, e de que ninguém, nem mesmo os reis, estavam acima da lei.
Ou seja, já nessa época foi criada a idéia de democracia, de direitos iguais aos cidadãos, de eleger nossos representantes, sendo que até hoje existem fraudes eleitorais, desigualdades de todo tipo, autoritarismos... E ainda existem alguns que tem coragem de dizer que somos seres em constante evolução...
Mas, voltando ao foco do filme, só pra sabermos o que acontece após a batalha dos Trezentos: No ano seguinte, a Persia perde definitivamente a guerra, e a Grécia continua a ser a toda-poderosa, até que seu posto de potência mundial seja tomado por Roma, é claro...
PS: A homossexualidade tão divulgada sobre a Grécia, também era comum em Esparta. Mas, os soldados do filme eram tão fortes e de musculos tão definidos, que acredito que o diretor de Trezentos, deva ter ficado encabulado em mandar eles colocarem flores nos cabelos (tradição dos soldados antes de cada batalha) e comer uns aos outros... hehe.
3 comentários:
Mas como?! Você é uma historiadora e não sabia nada sobre Esparta? What a shame, Peka girl...
Não sabia... só poucas coisas, já que só fiz um período de História antiga e com a Sonia Rebel, cruz credo!!!
Sonia Rebel ,Rebel, put on your dresss..
( sic david bowie)
Postar um comentário