Sobre Obtuário: ENÉAS CARNEIRO
É bem sábido por nós que o Acre na verdade não existe, é um mundo encantado de outra dimensão, provavelmente a mesma em que vive o Bicho Papão, os Hobbits e Nelson Ned. O Acre é uma região que inicialmente fez parte da América Espanhola, foi esquecida por muito tempo pela civilização, e só lá na segunda metade do século XIX readquiriu importância por conta do Ciclo da Borracha. Mas tenho certeza que todo mundo já aprendeu isso vendo a série da Globo, logo não existe fonte mais confiável e completa como essa, os livros são chatos e não possuem figurinhas.
Mas voltando ao assunto, o que poucos sabem, é que o Acre é a terra onde importantes figuras da História brasileira nasceram, como Chico Mendes, Sergio Malandro, Saci-Pererê e o mais importante de todos.... Enéas Carneiro.
Figura célebre da política, nascido em 1938, se formou médico, fundou oPartido da Reedificação da Ordem Nacional, o PRONA, se candidatou três vezes para à presidencia do Brasil e foi recordista de votos em 2002 como deputado federal. Gostava de escrever sobre lógica, filosofia, robótica e provavelmente ficava sentado em uma cadeira macia, onde acariciava um gato careca e dava gargalhadas pensando em como dominar o Brasil.
Como ultranacionalista gritava seu nome na televisão e era acompanhado com a Quinta Sinfonia de Beethoven tocando ao fundo. Apesar de toda essa bizarrice, foi um protagonista do seu tempo, acreditou em idéias conservadoras e radicais, à exemplo a construção de uma Bomba Atômica como bom argumento na política externa. Mahmud Ahmadinejad adorou a idéia um dia quando assistiu à uma palestra de Enéas e hoje defende esse argumento com vigor, Bush também, embora esse prefira bombas de menor porte.
Como toda criatura de um reino imaginário, acreditava no Brasil como potência e assustava crianças a noite. Vamos sentir sua falta, afinal, apesar de exótico, ao menos acreditava no que falava e possuía idéias definidas (coisa que não existe mais na política brasileira).
Agora só nos resta esperar uma nova surpresa do encantado Acre, enquanto isso, vamos todos recorda com saudosismo no Youtube essa criatura careca e ufanoso gritando seu número: "Cinqüenta e seis"
Encerro o parodiando: "MEU NOME É DIAMATHOS"
5 comentários:
mas ainda temos esperancas....a heloisa helena tambem...
talvez tenha sido a última grande figura (no sentido pitoresco, please) política. num pais onde a própria política é pitoresca.
Texto incrível Daniel... O que eu mais gostei foi do Reino encantado do Acre... Lembro que tinha uma colega que usava um cordão trazido do Acre, eu olhava, olhava e não acreditava que ele tinha vindo de lá... Perguntei se os unicos habitantes do Acre trabalhavam produzindo cordões e se ele continha poderes mágicos... hehe.
eu já fui no acre. ele existe sim.
minto. eu fui no piaui. lembrei agora.
Postar um comentário