quinta-feira, 10 de maio de 2007

Sobre o Ornitorrinco Contemporâneo

Quase todos conhecem o ornitorrinco, aquele bicho que ninguém entende. Algumas teorias acreditam que ele foi um protótipo que entrou em linha por acidente, mesmo depois que Deus desistiu do projeto. O ornitorrinco tem como definição a falta de definição, ninguém entende como ele pode ser um mamífero que passa metade da vida na água, não tem mamilos e ainda por cima bota ovo. É, enfim, um animal que não definiu seu papel no eco-sistema e acabou se tornando uma peça desnecessária em um mundo animal moderno, onde um predador quer saber se o que ele está comendo faz parte de sua dieta alimentar, ora pombas!!! O mesmo ocorre com o Papa, nenhum chefe de estado sabe se tá recebendo um líder religioso ou um governante. O Lula deve ficar com medo se algum assessor seu - provavelmente pentecostal - perguntar ao Papa se ele sujou o "vestidinho" em alguma poça? Imagina a Guarda Suíça invadindo o Brasil, um horror!!!

Essa questão é importante, porque no mundo Ocidental contemporâneo a figura do Papa mais parece um anacronismo incomodo. Embora o catolicismo tenha perdido um grande número de devotos no mundo, é só Sua Santidade abrir a boca e todo mundo escuta. Isso já nos leva a outra questão: Já que ninguém dá a mínima para a posição oficial de um Estado que é do tamanho do estacionamento do Carrefour, e já que a maioria, mesmo os católicos, não lembra o nome do Padre de sua Igreja, porque quando o Papa fala, a maioria escuta?

Tudo isso nos leva a crer que o Papa hoje tem uma nova função: Porta-voz do Ocidental para assuntos diversos. Sendo assim, ele fala de tudo um pouco, todo mundo escuta e a maioria concorda - mesmo quando ele fala alguma besteira que deixa o pessoal de turbante do Oriente irritado. O papado que surgiu lá pelo século V chega aos dias de hoje com uma função indefinida; é um pouco chefe de Estado, um pouco líder religioso e agora porta-voz. Porta voz do conservadorismo, diga-se de passagem, pois critica tudo; fala mal das mães solteiras, dos divorciados, gays, filósofos, e recentemente defensores do aborto.

É para se pensar; o que faz um homem em pleno século XXI, andar aqui no Ocidente com uma roupa estranha, ter milhares de fiéis, morar em um Palácio luxuoso e não ser o Elton John? Pior ainda quando esse mesmo homem é também chefe supremo de um micro-Estado, é recebido com respeito por todos os lideres do mundo, e ainda por cima exerce influência em assuntos de grande importância. Pelo visto não é só o mundo dos animais que foi agraciado por peças pitorescas de Deus, o mundo dos homens também tem das suas. Quanto ao ornitorrinco podemos culpar a Deus, mas com relação ao Papa, o criador já mandou avisar que não tem nada a ver com isso.

OS: Toda essa reflexão foi motivada após esse autor está assistindo TV e por acaso parar no emocionante TV Câmara, em que assistiu uma sessão urgentíssima. Em tal sessão era votado o importantíssimo dia comemorativo ao recém promovido beato, Frei Galvão.

Realmente......só Deus.....

4 comentários:

peka disse...

Daniel, você está genial, puta merda, só xingando mesmo!!! Que associações fantásticas, a melhor foi a comparação com o Elton John!!! Lendo esses teus textos, só consegui imaginar que eles não deveriam estar aqui no blog e sim, na coluna de algum famoso jornal... Vc é foda, menino!!!

caeiro disse...

eu adimiro e respeito vossa autoridade papal(segura a rima thiago). à propósito, sou devoto de são galvão. ponto.

Anônimo disse...

auhuhauhahu...a do elton jhon foi foda, e pitoresco me lembrou HENRI CRISTH falando essa palavra.
mas o frei galvao bueno merece um feriado, so pra me deixar feliz..ehuheueh..

Vinicius Buscacio disse...

uauaua, não sei qual foi melhor, comparar o papa ao elton john ou o "segura a rima" do thiago;;;

foda o texto daniel, parabéns...engraçado e reflexivo

deixa eu soltar essa aqui: papa, vai tomá nu cu vai...num fodi!